Cuidados e Manuttenção

8 de maio de 2014
Próteses implantáveis
7 de maio de 2014

O aparelho auditivo é um pequeno dispositivo que é usado dentro ou atrás da orelha, é desenvolvido de maneira personalizada, ou seja, o dispositivo se adapta as necessidades do paciente, pois cada pessoa possui diferentes características. A melhora da audição impede que a dificuldade de ouvir e entender se agrave e esta é a principal vantagem do uso do aparelho.

Por se tratar de um dispositivo eletrônico, o tempo de vida útil dos aparelhos auditivos geralmente são cerca de cinco anos, e este tempo dependerá exclusivamente dos cuidados e manuseio do usuário.

Para potencializar os benefícios do aparelho e aumentar sua durabilidade e vida útil é essencial que o paciente tenha alguns cuidados básicos:

  • Fazer diariamente a limpeza adequada do seu aparelho auditivo:

Na primeira consulta com a fonoaudióloga para a adaptação do aparelho auditivo, é essencial perguntar como limpá-lo. Tirar todas as dúvidas e seguir as instruções corretamente. Nunca utilizar panos ou papeis úmidos ou com produtos de limpeza quaisquer (álcool, alvejante, sabão etc.). Sempre usar um pano limpo e bem seco. Pode ser que uma peça ou outra do aparelho auditivo precise ser desmontada e higienizada com uma escovinha ou outro instrumento de indicação da fonoaudióloga, que irá orientar e ensinar como fazer este manuseio.

Nunca deixar seu aparelho empoeirado, a higiene é um dos fatores mais importantes para prolongar a vida do seu aparelho auditivo. Sempre manuseá-lo com as mãos bem limpas e secas.

  • Cuidar com a água:

A maioria das próteses são inimigas da água – piscina, mar, chuveiro ou chuva exigem a retirada do aparelho. Pois o aparelho auditivo possui componentes eletrônicos que podem ser danificados pelo contato com a água, assim como um smartphone, por exemplo. Nunca use aparelho no banho, na piscina, no mar ou em qualquer outro ambiente aquático, mesmo que não vá mergulhar a cabeça.

  • Impacto Zero:

Nunca deixar o aparelho auditivo cair no chão. Além de correr o risco de quebrar o dispositivo, que é frágil e delicado, mesmo que aparentemente o aparelho tenha ficado intacto por fora, algumas peças podem desencaixar, desregulando todo seu funcionamento. Ao colocar ou tirar o aparelho é preciso ter cautela para evitar que ele caia no chão e quebre. Caso estiver inseguro, pode sentar na cama nestes momentos, se algum acidente acontecer o colchão amortecerá a queda.

  • Baterias

Enquanto não estiver usando o aparelho ou durante o sono, deixe-o sempre desligado e, quando possível, tire a bateria. Quando sair de casa, saia sempre com no mínimo duas baterias carregadas: a que está no aparelho e a extra, para trocar se necessário. Sempre que trocar a bateria do aparelho auditivo, limpe e guarde em local adequado, evitando perdas.

  • Umidade e aparelho auditivo não combinam:

O perigo da água não é somente quando líquida. A umidade do ar também é uma vilã do aparelho auditivo, podendo comprometer seus componentes. Por isso, nunca deixe seu aparelho auditivo em pias – principalmente enquanto estiver tomando banho, beira de piscina e, se tiver cabelos longos, evite usar o aparelho enquanto estiverem molhados, preferindo usar secador de cabelo. Para prolongar ainda mais a vida de seu aparelho auditivo, use desumidificador todas as noites.

  • Proteger do calor

O aparelho ainda deve estar sempre protegido do calor e não deve entrar em contato com a luz direto do sol. Se houver algum problema o aparelho deve ser levado a um especialista e o paciente jamais deve tentar consertá-lo em casa. O paciente não possui os conhecimentos adequados para manusear o objeto e pode acabar danificando-o com um simples toque nos componentes eletrônicos. Os danos podem ser irreparáveis e pode ser necessário adquirir um novo aparelho.

  • Não dormir com o aparelho auditivo

Por serem equipamentos sensíveis e extremamente frágeis, não é recomendado o uso do aparelho enquanto estiver dormindo, pois eles podem quebrar e até mesmo ferir o usuário. Ele deve ser desligado e para evitar o desgaste da pilha ou bateria é recomendando abrir o compartimento onde ela fica guardada. Sempre que o aparelho auditivo não estiver sendo usado o ideal é deixá-lo dentro da sua caixa, com desumidificador e fora do alcance de crianças e animais domésticos.

  • Segurança sempre:

Quando você não estiver usando seu aparelho auditivo, é melhor mantê-lo em local seguro. Sempre guarde e transporte seu aparelho dentro do estojo, para protegê-lo contra danos, impacto e sujeira. Eleja uma gaveta ou prateleira do quarto somente para o aparelho auditivo, dando um lugar exclusivo para guardar o estojo, evitando perdas.

  • Fazer revisão com frequência:

Sabe aquela revisão que a gente faz do carro, do computador ou de qualquer outro produto eletrônico de valor e longo tempo de uso? Com o seu aparelho auditivo deveria ser diferente? Não, por isso faça a revisão do aparelho auditivo com frequência e mantenha o acompanhamento da fonoaudióloga em dia. Coloque sua saúde e qualidade de vida sempre em primeiro lugar!

Importante levar a risca todas essas dicas, para usufruir do aparelho auditivo sempre em pleno funcionamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *