fundo parallax

Os benefícios da música para a audição

29 de abril de 2014
Aliquam ultricies pretium
28 de abril de 2014
Fone de ouvido de headphones pode prejudicar a audição
30 de abril de 2014

tocando violão

Um estudo da Northwestern University, de Chicago (Illinois, EUA), mostrou que os adultos que estudaram música na infância possuem um sistema auditivo mais apurado, já que tal treinamento faz com que a identificação de frequências dos sinais sonoros seja mais facilmente adquirida.

Os pesquisadores comprovaram que a educação musical desde cedo “afina” o ouvido da pessoa naturalmente para sempre. O cérebro é ensinado a diferenciar os comprimentos de onda da série harmônica, por mais que ele faça isso de modo inconsciente.

A pesquisa foi realizada a partir da convocação de 45 jovens, que foram separados em três grupos: aqueles sem instrução musical na infância, os que estudaram de um a cinco anos, e os que estudaram de seis a onze anos quando crianças (o começo da instrução musical foi, em média, aos nove anos).

Os 45 jovens foram estimulados a dar respostas a determinados sons dentro de um estúdio. O nível de dificuldade das emissões sonoras foi aumentando aos poucos e, consequentemente, os voluntários dos grupos que estudaram música na infância obtiveram melhores resultados.

A música muda sua percepção do tempo, pois é rica em informação e, por isso, ocupa boa parte do processamento do cérebro, desviando sua atenção em relação ao tempo. Sons que causam e ativam o medo são descritos como “ruídos discordantes”. Compositores usam esse tipo de característica harmônica para criar trilhas de filmes de suspense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *